SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO

O óxido nitroso (N20) também conhecido como gás hilariante ou gás do riso tem sido utilizado há mais de 160 anos para promover controle da ansiedade. A partir do século XXI houve um aumento no seu uso, sendo a partir de então cada vez mais utilizado na Odontologia no Brasil.
A sedação inalatória com Óxido Nitroso é muito segura, o gás é incolor, não alergênico e não apresenta cheiro.
Pode ser usado em crianças, com maturidade para aceitar o uso da máscara (pois o paciente tem que inalar o gás), adultos e idosos.
E não faz dormir, como muitas pessoas pensam. Na verdade, trata-se de uma sedação leve, que promove uma sensação de calma e conforto.


QUANDO INDICADA?

Muitas vezes o medo ao tratamento odontológico é uma barreira para que os pais levem a criança ao dentista e o uso do óxido nitroso pode controlar a ansiedade e minimizar esse trauma, aumentando a aceitação ao tratamento, com controle da dor e sem perder a consciência.
A sedação com Óxido Nitroso promove a segurança e o bem-estar ao paciente, minimiza o desconforto e a dor, controla a ansiedade e o medo, evita trauma psicológico, controla o comportamento e garante maior tolerância a procedimentos mais longos e invasivos.
Como é realizada?

O paciente respira uma mistura de óxido nitroso e oxigênio através de uma máscara nasal, usada durante todo o procedimento odontológico. Esses dois gases ficam em cilindros e a proporção da mistura é controlada pelo dentista. Em pouco tempo, a criança começa a sentir os efeitos e, quando para de inalar os gases ao final do tratamento, rapidamente volta ao estado normal.
Na maioria dos casos, a criança não desenvolve efeitos colaterais, porque o óxido nitroso não é metabolizado pelo organismo por ter pouca solubilidade no sangue, mas existem casos de pacientes em que são identificados sintomas leves, como tosse e náuseas.
Crianças com necessidades especiais também se beneficiam muito com a sedação inalatória com Óxido Nitroso, principalmente as que ficam agitadas em situações de estresse.
